hgpaulo.com
Alimentação saudável é o que importa.
Olá tudo bem
   Casa      Produtos
 

Lichia: tudo sobre essa fruta e seus benefícios


A Lichia é uma fruta que possui nutrientes, vitaminas e minerais fundamentais para o bom funcionamento do nosso corpo. Uma de suas vitaminas é a C e ela também possui substâncias antioxidantes. Ela possui poucas calorias, sendo um bom auxílio também para quem quer perder peso.


Para cada 100 gramas de Lichia são 65 calorias, com os seguintes valores de nutrientes: 0,8 gramas de proteínas, 0,4 gramas de gorduras, 16,3 gramas de carboidratos, 02 gramas de fibra e 10 miligramas de cálcio. Esses valores podem variar de acordo com cada produção, mas os números não fogem muito desse padrão.


Com todos esses nutrientes, ela se torna uma fruta cheia de benefício para nós. 


Leia mais...


Extraído de corpo e estética

 
Alface

Cultivares de alface de cor verde e vermelhaPlantação de alface verde e vermelha - imagem original: Dwight


 
A alface (Lactuca sativa) é uma das hortaliças mais conhecidas e mais cultivadas no mundo, e que tem um grande número de cultivares, que variam principalmente na forma, cor e textura das folhas, havendo inclusive alfaces que são cultivadas para o consumo dos seus compridos e grossos caules (alface aspargo). Exemplos comuns de grupos de cultivares são as alfaces manteiga, alfaces americanas ou alfaces iceberg, alfaces de folhas soltas e alfaces romanas. 

Leia mais..

Extraido de Horta.info
 

Compostagem Doméstica

Guia Prático

O que é a compostagem?

Resultado de imagem para compostagem doméstica com tela de arame

A compostagem é um processo de   valorização da matéria orgânica. Consiste na decomposição dos resíduos domésticos por ação de microrganismos que na presença de oxigênio (processo aeróbio), originam uma substância designada composto.

O composto que se obtém no fim do processo poderá ser utilizado como adubo, uma vez que melhora substancialmente a estrutura do solo. O composto possui fungicidas naturais e organismos benéficos que ajudam a eliminar os organismos patogénicos que perturbam o solo e as plantas.

A compostagem doméstica é um processo que não requer conhecimentos técnicos, é simples, é economicamente e ecologicamente sustentável, uma vez que implica a redução dos resíduos domésticos a enviar para o aterro sanitário, através da sua transformação num composto fertilizante que pode ser usado como nutriente e corretivo do solo nos jardins, hortas e quintais, bem como, em vasos e floreiras, não estando este processo confinado a todas as pessoas que têm a sua vida compartimentada em espaços urbanos, como jardim reduzido a uns vasos e a umas floreiras na varanda ou mesmo em casa.

Para saber mais:

Compostagem Domestica - Guia Prático.pdf

Manual de Compostagem Doméstica.pdf 


Alimentos Orgânicos 
 
 Alimentos Hidropônicos 
 Pimenta Biquinho

   
  
 

 

O plantio em vaso é o mesmo processo, mas escolha um vaso maiorzinho para que a planta tenha mais substrato para crescer.

As sementes podem ser colocadas direto no local definitivo, mas eu gosto muito de plantar primeiro na sementeira ou copinhos para esperar a germinação que ocorre geralmente em 1 ou 2 semanas. Se fizer dessa forma, transferira para o local definitivo quando a plantinha tiver 8 a 10 cm.


As
pimentas gostam do clima tropical e subtropical e as temperaturas devem variar entre 16º e 34º C. Gostam de sol direto e solo fértil e rico em matéria orgânica. Adoram água, portanto a rega deve ser frequente, mas nunca encharcada.

Depois de bem cuidada no local adequado, com nutrientes, água e sol, as flores chegam e a colheita se dá entre 80 a 150 dias. É uma planta bastante ornamental e enfeita qualquer jardim.

10 benefícios do pepino

De

Líbero Alimentos



O pepino é o quarto vegetal mais cultivado no mundo e é conhecido por ser um dos melhores alimentos para a saúde do seu corpo. Suas propriedades podem, definitivamente, tratar e prevenir diversos problemas que ocorrem no dia a dia. Confira abaixo, 10 surpreendentes benefícios deste superalimento! Vale a pena incluir em sua dieta.

1. Fonte de vitaminas do complexo B que são as maiores responsáveis pela manutenção da saúde emocional e mental do ser humano, além de ajudar a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca.

2. Hidrata o corpo e repõe vitaminas diárias: pepinos contém cerca de 95% de água, isto colabora para hidratar e eliminar as toxinas presentes no corpo.

3. Luta contra o câncer: o pepino é conhecido por conter lignanas. Esta substância fenólica tem um histórico de pesquisas que a relaciona com a redução do risco de vários tipos de câncer, incluindo câncer de mama, ovário, útero e próstata.

4. Alivia o mau hálito: pegue uma fatia de pepino e pressione-a contra o céu da boca com a língua por 30 segundos. Isto vai matar as bactérias responsáveis por causar o mau hálito.

5. Cura da ressaca: para evitar uma ressaca ou dor de cabeça pela manhã, coma algumas fatias de pepino pouco antes de ir para a cama. Pepinos contém bastante açúcar, vitaminas A, B e eletrólitos que repõe muitos nutrientes essenciais perdidos com a bebedeira. beneficios-pepino

6. Auxilia na perda de peso: devido ao seu baixo teor calórico e grande quantidade de água, o pepino é uma dieta ideal para as pessoas que estão em busca do corpo perfeito.

7. Eficaz no processo de digestão: o alto teor de água e fibra dietética presente no pepino ajuda na digestão dos alimentos. O consumo diário de pepino pode ser considerado como um remédio para a prisão de ventre.

8. Diabetes: o suco do pepino contém um hormônio que é utilizado pelas células do pâncreas para produzir insulina. Portanto, o pepino também pode ser benéfico para pacientes com diabetes.

9. Reduz o colesterol: pesquisadores descobriram que um composto chamado esteróis que está presente nos pepinos, pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol.

10. Promove a saúde das articulações e alivia a dor da artrite: pepino é uma excelente fonte de sílica, que é conhecido por ajudar a promover a saúde das articulações, fortalecendo os tecidos conjuntivos. Quando misturado com suco de cenoura, eles podem aliviar a dor da artrite, diminuindo os níveis de ácido úrico.

Após estas dicas, que tal incluir o pepino diariamente nas suas refeições?

Fonte: Libero Alimentos


 
Manjericão
   
   
Também chamado de basilicão, basil e albahaca, esta erva anual/perene esbanja charme durante todo o ano. Seu perfume inunda nossos jardins e sua presença embeleza. Existem cerca de 60 espécies de manjericão, sendo que todas são do gênero Ocimum, pertencentes à família Lamiaceae. Os manjericões são tipicamente da espécie Ocimum basilium e suas inúmeras variedades, porém existem outras, como O. sellloiO. gratissimum O. sanctum. São originários da África, Ásia e Índia, porém hoje em dia são cultivados amplamente pelo mundo, com cada região apresentando diferentes variedades. A frequente ocorrência de polinização cruzada entre as diferentes variedades acaba levando a hibridização e o surgimento de subespécies, dificultando a correta identificação destes. 

 
Manjericão Limão

Detalhes:

 

(Ocimum basilicum citriodorum)

 

Origem: Sul da Ásia e Índia.


Características: planta da família Laiaceae, folhas com uma viva cor verde,  desenvolve flores brancas. Existem mais de 360 variedades de manjericão, diferenciando-se no tamanho, cor, forma das folhas e sabor. Esta variedade tem um aroma rico de limão. 

 

História
Muito apreciado na Índia já por volta do ano 4000 a.C. Foi levado pelo conquistador Alexandre o Grande para a Grécia antiga, onde recebeu o nome de basileus (rei). Depois dessa época de glória, o manjericão foi destratado pelos romanos, que o chamavam de "erva do ódio", provavelmente porque era adorado pelos inimigos. Mesmo assim, foi cultivado esparsamente por alguns romanos, sendo espalhado e conseguindo um renascimento glorioso na Idade Média. Os admiradores mandavam trazer novas variedades do Oriente para enriquecer seus jardins das ervas.


Uso culinário
As folhas têm um perfume delicado e aroma de limão. Suas folhas são usadas em pratos doces ou asiaticos .

 

Uso terapêutico
Tônico e anti-séptico.

 

Suco de limão e manjericão

Saboreie esta bebida rápida e fácil de preparar em casa, seja no café da manhã ou no lanche da tarde

Ingredientes

  • 1 limão-siciliano sem casca e sem sementes
  • 1 xícara (chá) de água
  • 3 cubos de gelo
  • 3 folhas de manjericão italiano
  • 1 bulbo de capim-cidreira
  • Açúcar a gosto
  • Talos de capim-cidreira para decorar

Modo de preparo

Retire a película branca dos gomos do limão e bata no liquidificador com os demais ingredientes. Coe, decore e sirva.

 

Tempo de preparo: 15 minutos

Rendimento: 1 copo

Calorias: 15

Dificuldade: fácil

 

Receita criada e testada pela equipe de cozinha de ANAMARIA 
Couve

Receitas de Suco de Couve para Emagrecer e Perder Peso Rápido!

Que a couve é uma hortaliça que faz bem a saúde, auxilia na cicatrização, é anti-inflamatória, rica em vitaminas e minerais( entre outros) e ajuda o cálcio a se fixar nos ossos, a maioria já sabia. A novidade é que a verdura pode ser usada para eliminar os quilos a mais, pois o suco da couve faz com que o seu intestino funcione melhor, devido a grande quantidade de fibras, ou seja, atua naturalmente como um laxante. Suas propriedades desintoxicadoras (detox) também fazem como que o processo de emagrecimento seja mais rápido, eliminando junto com os quilinhos a temida celulite.


Isso ocorre porque a couve é capaz de bloquear as enzimas de gordura, graças a grande quantidade de cálcio presente na sua composição, tem baixo teor calórico e ainda é rica em ácido fólico, potássio, betacaroteno e ácido éster hidrocinâmico (um composto anti-idade). Além de todos esses benefícios é fonte de antioxidantes, que atuam sobre as células cancerígenas. Quem consome a couve, terá saúde e beleza de maneira simples.

 
 
 

Grumixama 

Eugenia brasiliensis

Resultado de imagem para grumixama  

Descrição : Planta da família das Myrtaceae, também conhecida como grumichameira, grumixaba, grumixameira, ibaporoiti. É uma árvore ameaçada de extinção, que pode atingir até 15 metros de altura. Seus frutos chegam a 2,5 centímetros, negros, amarelos ou vermelhos (conforme a variedade), arredondados mas fortemente comprimidos nos polos, com cálice persistente. Polpa espessa, de cor clara, suculenta e doce, que derrete na boca, lembrando o sabor das mais doces cerejas. A árvore, quando cultivada, atinge um tamanho de 6-7 m de altura. Suas folhas espessas, de um verde profundo, aliadas às abundantes flores brancas e à folhagem jovem avermelhada, lhe conferem um aspecto ornamental, aliado a sua característica de árvore frutífera.


Cultivo : Climas tropicais e subtropicais, em solos ricos em matéria orgânica, com capacidade de retenção de umidade. Pode ser cultivada a sol pleno ou meia sombra.


Origem : Brasil, Mata Atlântica costeira desde o sul da Bahia até Santa Catarina.


Propriedades medicinais: Adstringente, aperiente, aromática, diurética, energizante, revitalizante.


Indicações: Reumatismo.


Anatomia foliar de Eugenia brasiliensis Lam. (Myrtaceae) proveniente de áreas de restinga e de floresta.


 
ATENÇÃO: Temos sementes e mudas de grumixama.
 

Chicória: benefícios e propriedades desta planta para dietas


A chicória possui ação laxante, sedativa suave, tônica hepática e digestiva. Conheça os benefícios desta verdura e saiba como incluí-la na dieta

A chicória, de nome científico cichorium intybus, é uma planta nativa da região mediterrânea e posteriormente naturalizada em diferentes regiões da América do Norte, Europa e Austrália.


Trata-se de uma planta medicinal amarga que é utilizada como substituta do café, sendo um estimulante do apetite, tônico e laxante suave. Os seus componentes principais são a inulina, glucosídeos, vitaminas e minerais. 


Leia mais...

 
Elimine Lagartas, Pulgões e Cochonilhas com Calda de Fumo, inseticida Caseiro potente!